top of page

Biografia

Anna Lua, nome artístico de Anna Flávia Barros, nasceu e cresceu em Cuiabá - MT. Nascida em 29 de Janeiro de 1998, vinda de uma família cheia de artistas. Estudou por muitos anos no Colégio Coração de Jesus em Cuiabá, onde teve seu primeiro contato com o teatro e a arte da infância à juventude. Incentivada por sua avó materna, aos 11 anos, entrou para aula de pintura a tinta óleo, onde teve seu primeiro despertar para a sua arte.

 

Durante o ensino médio, estudante do Colégio Estadual Liceu Cuiabano, Anna entrou para o grupo de teatro da escola, onde em 2 anos criava e produzia peças teatrais, apresentadas entre as aulas e eventos escolares. Depois do ensino médio, decidiu fazer o curso de Direito na UNIC. Estagiou na Secretaria de Estado e Cultura no ano de 2017 e fez o seu primeiro curso de Gestão Cultural, onde permaneceu seu acesso à Cultura. Após 2 anos de curso, sentiu que não era aquilo que queria, e sim a Arte.

 

Em 2017, incentivada por amigos, Anna começou a desenhar com lápis grafite e estudar realismo, com base em estudos e artistas da internet. Conheceu uma técnica com camadas de giz desenhados com a ponta da faca, e se aventurou por um tempo. Cobrada pela família e uma forma de incentivo a si, decidiu que viveria de arte, estudaria pela internet e trabalharia para pintar e ter materiais. E assim foram por 3 anos, não medindo esforços para incentivar o dom da arte que tanto amava.

 

Em 2018, foi chamada para sua primeira exposição,"Witch Art - Arte é Liberdade!” que ocorreu em Maio de 2018 no Bloco de História na UFMT. Foi a primeira vez que vendia suas Artes, sentiu que as pessoas gostavam e decidiu começar a expor na internet. Criou a página “annaflavia.art” na plataforma do Instagram, onde mostrava seus processos e criações. 

 

A partir dali foi chamando a atenção de outros artistas, frequentando exposições em Cuiabá, procurando aprender a ser uma “artista”. Sem poder ter um recurso e acesso a uma faculdade de artes, estudava na internet, acessava a cursos grátis disponíveis online, tirava dúvidas com outros artistas. Começou a fazer parcerias com lojas e se oferecer em eventos para poder vender suas obras. Em Dezembro de 2018, expôs no Sesc Casa dos Artesões, edição “Feira do Quintal”, onde também pintou ao vivo. 

 

Em 2019, abriu seu ateliê junto a cozinha de sua casa, onde passou a trabalhar dia e noite, na construção de um sonho, o de um dia ter um ateliê de arte profissional. Passou a produzir variadas telas, dividiu seu conhecimento com outros artistas e amigos que procuravam saber sobre arte. Direcionou muitas reuniões de projetos com outros artistas, como a intervenção artística: “Construção”. Neste mesmo ano, descobriu uma de suas grandes paixões, a tinta fluorescente. Criou então: “O mundo de Anjins”, com personagens e histórias contadas por suas telas. 

Através dos estudos de plantas, geometria sagrada e história da arte, a sua ligação com a “Arte Visionária”. Aprofundou seu envolvimento com o sagrado feminino através de suas Deusas, guiado pelo que acredita ser seu eu espiritual.

 

Participou de variados eventos em 2019, entre exposições e live paintings, sendo: Sapere Aude “Tributo ao Bob Marley, edições de Julho e Dezembro de 2019; Construção: “A Intervenção”, exposição que idealizou com amigos em Agosto de 2019; Street Art - Movimento Rota, edições de Outubro, Novembro e Dezembro de 2019. 

 

Em busca do seu encontro com seu fazer artístico, mudou-se para Chapada dos Guimarães - MT, em Dezembro de 2019. Anna viu em Chapada uma cidade acolhedora para artistas, se encantou pela proximidade da natureza, diferente do seu habitual. Decidiu que ali, abriria seu sonhado Ateliê. Em adaptação em sua nova cidade, oferecia serviços através da arte. Foi Staff em 2 Campings na cidade, revitalizou a fachada de hostéis e pousadas, expôs suas artes a venda nas feiras, ganhando seu espaço e reconhecimento através de suas luas e deusas. 


 

Com a vinda da Pandemia pelas causas da COVID-19, Anna ficou 6 meses sem trabalhar, vivendo apenas dos auxílios e doações. Até que teve a ideia de oferecer os serviços de Murais Artísticos, entre Pousadas, Estabelecimentos, Hostel e Hosmestay. Descobriu, por um meio de sobrevivência, as consequências da pandemia, sua paixão por murais. Materializando e Criando, artes inovadoras  para cada ambiente. Pela expansão da arte, do amor, da criação, das cores e harmonia, fazendo pelo que acredita, arte é a cura do planeta. 

Decidida, abriu seu Ateliê em Agosto de 2020, mesmo no meio de uma pandemia, o seu desejo era que as pessoas tivessem acesso à arte, online ou presencial, pudessem ver uma arte sendo produzida, saber que tipo de material se usa pra produzir uma tela, um ambiente de trabalho artístico profissional. Em Setembro de 2020, participou do “Ixpia O Festival”, pintando ao vivo e mostrando um pouco de sua arte. Teve suas obras expostas no “Mostra a tua Arte”, movimento criado digitalmente para expor obras de artistas independentes em prédios de Belém, no Pará.

No ano de 2021, os planos em conjunto com o Ateliê, foram de que seria um ano “Projeto”. Ao longo de 2 anos, em composição das telas, as Deusas foram as que mais chamaram a atenção do seu público, seu eu e fazer artístico. Anna criou o projeto piloto das Deusas do Cerrado, com o ideal de contar a história dessas deusas junto a mitologia e a sua arte. Inspirado no projeto piloto, criou com a Fotógrafa Juliana Queiroz, a vivência artística “O Encontro com a Deusa”. 

Residindo em Chapada dos Guimarães, Anna Lua, expõe e trabalha em seu ateliê, tanto presencialmente quanto online, através do perfil : instagram.com/annalua.art. Atualmente, em suas produções atua com a arte visionária, geometria sagrada, sagrado feminino, trazendo temas relevantes a temas inovadores para a cena cultural regional. 

bottom of page